DS Contadores Associados

Como aplicar o capital social da empresa no seu negócio

Em diversos casos, é comum que muitas empresas, em seus primeiros anos de vida, sejam financiadas por seus sócios até que tenham faturamento suficiente para cobrirem seus custos totais e comecem a se tornar lucrativas. Todo novo empreendedor precisa ter clareza que esse processo de financiamento pode durar alguns meses ou até mesmo um ano, dependendo do segmento de atuação e modelo de negócio, e, por isso, é importante ter clareza sobre a necessidade do capital social da empresa.

Capital social é o investimento feito pelos sócios ainda no começo das atividades e pode ser formado por dinheiro, bens ou direitos. Esse valor é usado para dar início às operações da empresa e pagar despesas como espaço físico, funcionários e terceirizados, compra de equipamentos, registros e documentações e outros gastos essenciais para o início das operações. Administrar corretamente este capital é fator crucial para o sucesso dos negócios.

O capital social pode ser subscrito ou integralizado. O capital subscrito é o valor do investimento em um negócio em forma de dinheiro, ações ou cotas, declarado como uma promessa e, por isso, ainda não disponível. O capital social integralizado é a entrega efetiva do bem, ou seja, a concretização da promessa (do capital subscrito).

O uso do capital social para dar os primeiros passos em um empreendimento ajuda a evitar empréstimos que podem gerar o risco para a sobrevivência do negócio no longo prazo. Quanto mais ativos estiverem disponíveis, maior será a capacidade dos empresários arcarem com as despesas iniciais e manterem a empresa saudável financeiramente até que tenham lucro gerado no dia-a-dia da operação.

A definição do capital social é uma prática contábil e uma exigência legal. Dependendo do perfil jurídico da empresa, ela precisa declarar e integralizar um valor mínimo para que seu registro seja aprovado. A equipe da DS Contadores Associados pode te ajudar a entender as especificidades do capital social para os diferentes tipos de negócios e orientar corretamente sobre a projeção de gastos para que sua empresa cresça financeiramente saudável e seja viável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *