DS Contadores Associados

Transformação Digital na Contabilidade: agilidade e segurança para os clientes

Diretor contábil da DS Contadores considera que a mudança deve começar pela quebra de paradigmas; empresas resistentes à inovação tendem a sucumbir no mercado

A popularização da internet, nos últimos anos, possibilitou que as empresas utilizassem ferramentas digitais a favor do seu negócio. No entanto, nos dias atuais, ainda é comum encontrar escritórios de contabilidade operando no modelo tradicional, sem lançarem mão da digitalização de documentos e da automação dos processos.  A discussão e movimentação acerca da transformação digital existe há um tempo, mas foi acelerada com a chegada da pandemia no ano passado. O contexto em que vivemos impulsionou a mudança de comportamento de muitos profissionais.

A questão, porém, não se trata apenas do uso de tecnologias, conforme observa o diretor contábil Márcio Dorigon, da DS Contadores Associados. Para inovar e trazer tecnologia para a contabilidade, o primeiro passo é uma mudança de pensamento de gestores e colaboradores, para que haja uma quebra de paradigma e um ambiente que favoreça a transformação digital. O próprio Governo já vem trilhando esse caminho com a implantação de sistemas digitais para envio de ECF (Escrituração Contábil Fiscal), ECD (Escrituração Contábil Digital), eSocial e nota fiscal eletrônica, por exemplo. 

“Nós, profissionais de contabilidade, precisamos constantemente repensar, junto com nossa equipe, sobre a forma de atuação tradicional que nos obriga a lidar com muitos papéis e documentos físicos. Precisamos de processos mais ágeis e seguros”, observa. Neste movimento de incorporação da tecnologia na contabilidade, as informações passam a ser mais dinâmicas, armazenadas na nuvem e as assinaturas e certificações digitais dão vez aos documentos com cópia autenticada. “O contador que não se adaptar a essa inovação tecnológica, que veio para ficar, vai sucumbir no mercado”, prevê.

Na prática, a inovação na contabilidade proporciona maior velocidade nos processos, qualifica os serviços contábeis e os torna mais acessíveis para os profissionais (que otimizam a forma de trabalhar) e para os clientes. Com a transformação digital, os escritórios passam a ganhar mais tempo, a padronizar tarefas, têm mais segurança com relação ao arquivo de documentos, agilidade na entrega das demandas, economia financeira e a possibilidade de atender clientes em diversos locais (forma remota).

Márcio Dorigon pontua ainda como benefício a tomada de decisão mais consistente baseada nos dados contábeis, fiscais ou gerenciais que passam a aparecer quase que em tempo real para o cliente. “Esse diferencial facilita a tomada de decisão de um investimento, de compra ou não de determinado item dentro de uma operação”, exemplifica. A transformação digital contábil pautada na união de boas práticas do escritório, ou do empresário contábil, às ferramentas tecnológicas, impacta positivamente no relacionamento com o cliente, pois, além da agilidade dos trabalhos, aumenta a confiabilidade do processo da informação.  

Parceria estratégica

Há mais de 25 anos em atividade, a DS Contadores Associados é conceituada em Londrina e região por seu pioneirismo e relacionamento de longo prazo com os clientes, mas a busca por melhorias não pára. Desde 2020, a empresa passou a investir mais fortemente em transformação digital e está desenvolvendo uma ferramenta para otimizar a comunicação e gerar mais valor para seus parceiros. A previsão é de que até o final de 2021 a DS tenha um protótipo da ferramenta sendo implementada junto aos seus clientes. A empresa vislumbra, também, se tornar acessível para outras regiões e outros mercados. “Somente com a transformação digital esses objetivos serão possíveis”, complementa o diretor contábil Márcio Dorigon. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *