DS Contadores Associados

Você sabe a importância de uma DRE para o seu negócio?

A contabilidade, como instrumento de geração de dados, permite analisar de forma assertiva diversas informações importantes para que o empreendedor possa tomar decisões estratégicas para o futuro do seu negócio. Uma das ferramentas fundamentais para gestão financeira é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), considerada uma das principais aliadas dos executivos no acompanhamento do desempenho das empresas.

A DRE é um relatório contábil que confronta os dados das receitas e despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e fornecendo um “raio-x” completo e detalhado da empresa. Além disso, a DRE também é útil em diversas situações, como em caso de bancos pedirem estes demonstrativos para avaliarem a situação do negócio para empréstimos ou, então, possíveis investidores solicitarem a DRE para terem mais segurança ao aplicar o seu dinheiro. O governo, por exemplo, utiliza esta ferramenta para verificar se os impostos foram calculados corretamente.

Além das obrigações fiscais, a DRE, como já colocado, é uma ferramenta de suma importância para o sucesso de uma empresa, com os dados de receitas e despesas organizados e devidamente categorizados para tornar o planejamento estratégico mais fácil e realístico, possibilitando clareza nas ações necessárias para o alcance dos resultados almejados pelos gestores.

A maioria das pequenas e médias empresas brasileiras não possuem o hábito de usar ferramentas como a DRE. Isto torna a gestão econômica e financeira da empresa menos eficiente, possibilitando a definição de objetivos futuros utópicos e a construção de planos focados apenas no curto prazo, pois os gestores ficam à margem somente do que as empresas possuem em caixa no momento. Com a ajuda de um contador experiente, as empresas conseguem organizar suas informações para que, por exemplo, reduzam gastos e encontrem com clareza caminhos para aumentar o faturamento do negócio. 

Segundo Dr. Reginaldo Santana, sócio da DS Contadores, “Aqueles que têm um maior rigor no controle de suas contas e resultados têm uma maior consciência financeira e econômica. Consequentemente, podem se preparar melhor para as adversidades”. 

Ao longo de 2020, durante a pandemia, empresas que usaram as demonstrações contábeis como elementos de gestão souberam decidir o melhor momento para corte de gastos em algo específico. Além disso, puderam avaliar o momento para investimentos no negócio, como, criação de uma nova linha de produtos ou serviços, compra de novos equipamentos ou até mesmo abrir novas lojas para expansão de marca.

No momento em que uma pessoa se torna empresária e opta por vender serviços e produtos de uma forma organizada, além da sua função principal (por exemplo, dar aulas ou exercer a medicina), ela também passa a ser uma administradora de negócio. Por isso, é importante contar com ajuda de profissionais, como contadores, para que o empresário conheça os pormenores da empresa que está gerindo, estabelecendo controles financeiros, definindo objetivos e metas claras e construindo um planejamento de curto, médio e longo prazo para a empresa.

A DS Contadores Associados, em parceria com a SVN Investimentos – escritório credenciado XP Investimentos, realizará no dia 22 de outubro de 2020 o segundo evento do DS CONNECT, um painel online com os especialistas Márcio Dorigon e Felipe Bernardes. Cenário atual e informações de mercado, opções de investimentos, gestão financeira e caminhos para o planejamento 2021 das empresas estão entre os temas que serão debatidos no evento. As inscrições são gratuitas e limitadas. Acesse o site do evento e garanta sua vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *