Uma grande dificuldade dos gestores é manter uma equipe motivada e engajada o tempo todo, mas saiba que pequenas atitudes podem facilitar o caminho até lá. No blogpost de hoje da DS, confira as 5 dicas que preparamos para te ajudar a engajar o seu time:
1) Desenvolva os relacionamentos
Tenha uma boa relação com as pessoas e conquiste o respeito dos colegas de trabalho. Saber equilibrar momentos descontraídos com a rotina da equipe é a peça chave aqui.
2) Seja transparente em relação às expectativas
Sempre deixe claro o que se espera de cada pessoa que trabalha com você. Uma boa maneira de medir isso é verificar se elas sabem facilmente descrever as atividades críticas de suas funções
3) Envolva as pessoas nas decisões
Por mais que seja o líder quem possui a decisão final, envolver a equipe nas tomadas de decisões fará com que todos se sintam parte dos sucessos e fracassos, empenhando-se a fazer sempre melhor.
4) Dê autonomia
Às vezes, as pessoas precisam de liberdade para fazer acontecer. Você não precisa dar um aval para cada passo que alguém dá. Além de ser um voto de confiança, os colaboradores se sentirão mais motivados a tomar iniciativa e assumir responsabilidades.
5) Incentive o desenvolvimento de cada um
Quando alguém se sente parte de um grupo, se sente confortável com o dia-a-dia da empresa, sabe que está aprendendo e vê um desenvolvimento no seu trabalho, dificilmente vai querer deixar o posto que a proporciona tudo isso.
Com as dicas colocadas em prática e somadas à constância e coerência – pontos extremamente importantes – você sem dúvidas terá andado boa parte do caminho para ter pessoas engajadas em seu time.
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